quinta-feira, maio 07, 2009

Ideologia, Inercia e Revolucao.

O que sao para mim?

Porque sou assim?

Sempre a viver um persistente estado de insatisfacao

Muito do que vejo me revolta.

Tudo que tento mudar acaba por voltar ao mesmo

Como se por mais forca que faca, tudo gira como uma bola

Bola essa em que o seu peso nao e uniformemente distribuido

Que e mais pesado numa das suas faces.

Em que a minha forca para vencer o seu estado de inercia

Faz simplesmente girar durante breves instantes,

E por fim volta a descansar no seu estado de repouso com face pesada de novo a merce da forca da gravidade.

Estado em que para assim permanecer nao e necessaria dispender alguma forca.


Sera por isso que revolucoes sao feitas por mais que um so mortal?

Ideologos somos todos

Apoiar com palavras muitos fazemos

Mas o que realmente interessa...Agir

A agir somos poucos

E nos momentos dificeis, aqueles que agem

Colocando em pratica as palavras de muitos e as ideias de todos

Acabam por norma sozinhos.

Apunhalados por aqueles que com eles sonharam, mas que devido a cobardia nao agiram.


E talvez devido a cobardia de muitos, que chegamos a este estado actual

Onde as injusticas sao cada vez maiores

Em que os que as cometem conscientemente ainda se riem na cara dos outros

Como se fossem seres superiores

Sao na verdade superiores,

Superiores na sua mediocridade, falta de escrupulos e honestidade.


Honestidade, sinceridade, altruismo, amor ao proximo...

Principios pelos quais todos aplaudimos de pe quando vemos alguem exercer

Mas que na minima oportunidade nao os aplicamos em prol do nosso bem proprio

Esquecendo assim o proximo,

Aquele que nos esta ao lado, e que por ideais comuns secalhar dava tudo.

Aquele que talvez jamais se recompora de tamanho abandono e traicao.


Tudo isto me deixa feridas cada vez maiores

Cada vez mais dificeis de sarar.

Mas nao me vendo, nao me deixarei vencer por este sentimento comum de cobardia

Serei eu assim estupido, imaturo, inconsciente?...

Talvez!


O que posso dizer?

Sou simplesmente eu.




Sem comentários: